Ligue para nós: 85 3036-9090

Gestão de compras de medicamentos: conheça 4 dicas para não errar nessa hora

Ter um empreendimento não é uma tarefa simples. Afinal, é necessário ter cuidado com diversos requisitos. Entre eles, é fundamental ter muito cuidado em relação à gestão de compras.  

Seja para as pequenas ou grandes farmácias, ter um bom cuidado com as compras pode determinar qual é a possibilidade da sua empresa lucrar ou obter prejuízos. Por isso, é preciso bastante cuidado sobre esse fator.

Quer saber mais sobre como melhorar na gestão de compras? Neste artigo, o blog  da Valfarma separou algumas dicas infalíveis, a fim de evitar que você erre nesse momento. Acompanhe tudo a seguir!

Gestão de compras: o que fazer?

Confira abaixo as nossas dicas:

Cuide a curva ABC

Você já ouviu falar na curva ABC? Essa técnica evita que você fique com medicamentos/produtos parados no estoque. Dessa forma, garante que você fique por dentro de quais são as necessidades de compra de produtos. 

Nesse caso, todos os produtos classificados em ABC, serão divididos, sempre de acordo com a sua quantidade de venda ou maior faturamento. Dessa forma, são divididos:

  • Curva A: todos os produtos que necessitam de uma compra diária e devem compor metade do estoque da sua farmácia. A cobertura é de 30 dias; 
  • Curva B: também refere-se a comprar dias, mas os produtos compõem cerca de 35% do seu estoque. A cobertura é de 60 dias.
  • Curva C: são compras não tão frequentes de produtos que compõem 10% do seu estoque. A cobertura é de 90 dias. 
  • Curva D: por fim, são os produtos que não têm reposição e são adquiridos por meio de encomendas.

Outras dicas

Algumas outras dicas são fundamentais para que a sua gestão de compras tenha eficácia, além de evitar que a sua farmácia tenha quaisquer prejuízos, principalmente os financeiros.

Algumas dicas importantes são:

  • Tenha um estoque mínimo: a partir da Curva ABC, você fica por dentro de quais são os produtos que possuem uma alta procura na sua farmácia. Assim sendo, você garante que eles estejam sempre no seu estoque. 

 

  • Procure um bom fornecedor: um bom fornecedor pode facilitar muito a sua gestão de compras. Fique por dentro do modo de negociação de cada um dos seus fornecedores e sempre busque negociar quais são as condições de pagamento. Uma boa relação com estes pode facilitar qualquer necessidade relacionada ao seu estoque.

 

  • Planeje a sua rotina de compras: ter um bom planejamento é fundamental em qualquer empreendimento. Por isso, ter uma boa gestão de compras requer que você planeje a sua rotina. Ou seja, estabeleça quais serão os dias que solicitará os medicamentos e fique de olho nos dias em que eles serão entregues. Isso, inclusive, faz com que você mantenha-se atento em relação aos pagamentos e, claro, ao fluxo de caixa. 

Ou seja…

Estar preparado para lidar com as demandas da sua farmácia é preciso. Assim sendo, você sempre garante que os seus clientes obtenham os medicamentos necessários, permanecendo com a sua credibilidade em alta, além de garantir a fidelização. 

Preste muita atenção em quais são as suas demandas e busque manter uma boa gestão de compras. A partir disso, por exemplo, é possível ter boas negociações, principalmente com os fornecedores. 

Quer saber mais sobre o assunto, além da gestão de compras? Clique aqui e visite o site da Valfarma, empresa tradicional no segmento. Acompanhe todas as novidades nas redes sociais!

Fale conosco pelo WhhatsApp!

Compartilhe com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn